terça-feira, 27 de março de 2012

Aromaterapia - O fascinante mundo dos aromas

Uma das coisas mais importantes que devemos lembrar é que,dos cinco sentidos, o mais difícil de controlar é o olfato.
Você pode não usar o paladar, recusando-se a provar algo; você pode evitar a audição; tampando os ouvidos; pode evitar a visão fechando os olhos; pode evitar o tato,não tocando em algo, mas deixar de usar o olfato ou controlá-lo o tempo todo como é possível fazer com os outros sentidos, é algo que torna-se difícil.
Muito se tem falado do efeito dos aromas em nossas emoções.
Quem já não sentiu um aroma e lembrou de uma situação passada?
Este cheiro me lembra... Isso se dá pois quando aspiramos um aroma, ativamos uma parte do cérebro, o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, pelos nossos impulsos instintivos, memórias, criatividade, intuição. Dessa forma, ao aspirar um aroma. enviamos impulsos ao cérebro afetando nossa mente e nosso corpo. Um exemplo simples: Quando sentimos o cheiro de uma comida gostosa e estamos com fome, imediatamente nossa salivação aumenta. "Essa comida me da água na boca".
Assim, vamos reagindo a todas as situações que vivemos: 
Emoções positivas emitem "sinais" positivos para todo o corpo e nos revitalizam. Emoções negativas emitem sinais negativos para todo o corpo e enfraquecem nossas defesas.
É comum após uma situação que nos causa desânimo adquirimos uma gripe.
A Aromaterapia, através da utilização de Óleos Essenciais, atua no equilíbrio desses processos, não só buscando sua causa, mas também fazendo prevenção da saúde física, emocional e energética.


O QUE É A AROMATERAPIA
Pratica terapêutica que utiliza-se das propriedades específicas dos óleos essenciais 100% puros, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa como a natureza produziu.
Usa-se os óleos essenciais para a prevenção e tratamento de todos os desequilíbrios energéticos que possam estar afetando o corpo físico, emocional e vibracional, visando resgatar o bem estar geral do Ser humano e do meio em que vive.
É uma terapia não convencional, complementar, que se destaca entre as teorias HOLÍSITICAS.
AROMATERAPIA não é apenas o uso de aromas agradáveis, que muitas vezes são sintéticos ou adulterados, usados de forma aleatória sem atender as necessidades físicas e/ou psicológicas que visam o equilíbrio geral do ser humano.
Em toda a história da civilização humana, as plantas medicinais e aromáticas foram utilizadas para purificar e perfumar ambientes, para afastar maus espíritos, tratar de problemas da pele, tratar de problemas físicos como no uso das infusões, nos processos de mumificação no antigo Egito, nos banhos romanos, etc.
Hoje a prática da Aromaterapia está se tornando bastante difundida pelos 4 cantos do mundo, mas ainda é, na maioria dos países considerada como Medicina Complementar. Na França a Aromaterapia faz parte da formação médica.

(Autora Rita Aparecida Ponchio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Gato Arteiro ficara feliz se você deixar um comentário.
Pois a sua opinião é muito importante.