terça-feira, 15 de maio de 2012

Dê a volta por cima das rotinas da mente


Sentindo-se triste? Dance ou vá tomar uma ducha e veja a tristeza desaparecer de seu corpo. Sinta como a água que bate em você leva junto a tristeza, da mesma forma que leva embora o suor e a poeira de seu corpo.
Coloque sua mente em uma situação tal que ela não seja capaz de funcionar de maneira habitual. Qualquer coisa serve. Afinal, todas as técnicas que foram desenvolvidas ao longo dos séculos não passam de tentativas para distrair a mente e demovê-la dos velhos padrões.
Por exemplo, se você estiver se sentindo irritado, inspire e expire profundamente durante apenas dois minutos e veja o que acontece com a sua raiva.

Ao respirar profundamente, você terá confundido sua mente, pois ela não é capaz de correlacionar as duas coisas. "Desde quando", a mente começa a se perguntar, "alguém respira profundamente quando está com raiva? O que está acontecendo?"

A dica é nunca se repetir. Caso contrário, se toda vez que se sentir triste você for para o chuveiro, a mente transformará isso num hábito. Após a terceira ou quarta vez, ela aprenderá: "Isso é algo permitido. Você está triste, então é por isso que está tomando uma ducha." Nesse caso, a ducha irá apenas transformar-se em parte de sua tristeza. Seja inovador, seja criativo. Continue confundindo a mente.
Seu companheiro diz algo e você se sente irritado. Em vez de bater nele ou jogar alguma coisa em sua direção, mude o padrão do pensamento: dê-lhe um abraço e um beijo. Confunda-o também! De repente, você perceberá que a mente é um mecanismo e que ela se sente perdida com o que é novo.

Abra a janela e deixe novos ventos entrarem
.
(Osho)




4 comentários:

  1. Ehhhhh a nossa mente eh um labirinto mesmo!!!! Temos que saber lidar c ela, ... Teve um tempo q tive sind do panico em lugares fechado e c a luz muito fraca, passei uns maus bocados nesse tempo, pois minha mente nao se ligava em outra coisa, tomei remdio p n dar a sensacao ruim, mas o ruim era o medo da volta, qdo o medico falou comigo como funcionava o cerebro entendi q tinha q driblar ele, senao ele ganharia forca, e assim eu fui lutando a nao deixar q ele sentisse que estava com medo... E com o tempo meu cerebro nao captava mais o medo como pavor e tudo passou...

    Bjinhos e lindo dia!!!

    Rose jp

    ResponderExcluir
  2. To precisando fazer isso urgente, sabe quando ta estressada e nem sabe mais porque?
    Seus posts sempre me ajudam.

    ResponderExcluir
  3. Saudações Catarina, suas dicas são fabulosas.
    Se encontrar apoio na mente o banho torna-se uma espécie de passe.
    Adorei a postagem.
    Abraços, saúde e muita paz interior.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, gostei dessa forma de pensar, tentando confundir a própria mente e a mente de quem mais resolver entrar em conflito rsss se vários casais usassem essa tática eu acho que muitas discussões bobas seriam evitadas. Ótimo FDS

    ResponderExcluir

O Gato Arteiro ficara feliz se você deixar um comentário.
Pois a sua opinião é muito importante.